quinta-feira, 3 de outubro de 2013

COMO RESTAURAR A PAZ NAS ESCOLAS

Indisciplina. Desrespeito. Preconceito e discriminação. álcool e outras drogas. Violência. Quem não está impressionado com o que está acontecendo nas escolas, em muitas escolas? Em vez de um espaço em que cultura e valores são transmitidos de uma geração a outra, por meio dos professores, a escola tem se transformado em fonte de notícias até para páginas policiais. Alunos cada vez mais violentos uns com os outros e com os mestres. Ambiente tenso. Pais intranquilos. Pode-se fazer alguma coisa séria para promover a paz nas escolas e impedir a degradação do ambiente escolar?
Na intenção de amparar educadores e todos os envolvidos com o ambiente escolar, o livro Como restaurar a paz nas escolas se propõe a colaborar na recuperação de valores esquecidos, ou deixados de lado, e proporcionar uma cultura de não violência na resolução de conflitos.
Através de práticas restaurativas, sugere-se aos educadores a aplicação de diferentes técnicas facilitadoras na prevenção da violência por meio de atividades inteligentes perfeitamente aplicáveis no dia a dia da sala de aula. Tais práticas proporcionam aos mestres (e demais responsáveis) habilidades indispensáveis para se resolver conflitos dos mais simples aos mais complexos, envolvendo toda a comunidade escolar e social e cultivando laços de cooperação e DISCIPLINA.
Contém muitas dinâmicas interessantes e dicas indispensáveis! Para profissionais comprometidos com sua prática e preocupados em melhorar o ambiente de sala de aula.


Suely Firmani
Coordenação Pedagógica Ensino Médio
Outubro 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sala de leitura