terça-feira, 22 de outubro de 2013

Incentivo a leitura destinado a adolescentes




TURMINHA DO VICENTE RAO!

       CHEGOU MAIS UM LIVRO PARA O ACERVO DA BIBLIOTECA. PAI? EU?, DE TÂNIA ALEXANDRE MARTINELLI. TRAZ UM ENREDO ENCANTADOR, ONDE PROFISSÃO, GRAVIDEZ, INDECISÕES E QUESTIONAMENTOS SOBRE A VIDA ESTÃO À TONA.
A OBRA DESENROLA NUMA LINGUAGEM SIMPLES, DE FÁCIL ENTENDIMENTO. MUITO APROPRIADO A FAIXA ETÁRIA “ADOLESCENTE’’, POIS FAZ UMA AUTO REFLEXÃO SOBRE DÚVIDAS E SITUAÇÕES TÍPICAS VIVIDAS POR TODOS VOCÊS.

PORTANTO, LEIAM!

 RESUMO DO LIVRO: PAI? EU?

AUTOR: TANIA ALEXANDRE MARTINELLI

            Lucas é o protagonista dessa obra, narrado em 1ª pessoa, conta sua trajetória na fase “adolescente”. Ele sonha com um futuro promissor, com apenas 17 anos, sai de sua origem (Urânia) para vir morar em Santos na casa de um tio. E como todo principiante, enfrenta os desafios e os medos do 1º emprego.
            Lucas logo fica amigo de Claudia, que é a melhor amiga de sua prima Thaís. Ocorre que essa amizade transforma “no ficar”, linguagem falada popularmente pelos adolescentes. A Cláudia logo engravida, e agora, o que fazer?
            Os dois se surpreendem com a gravidez. Têm projetos de se formarem e ficam perplexos com o ocorrido. Primeiramente discutem a questão do aborto. Por fim, Cláudia decide contar aos pais e criar o bebê.
            Lucas desabafa com seu melhor amigo, Guilherme, e sofre com as consequências de seus atos. Seu tio fica sabendo da gravidez da Cláudia e desaprova a atitude do sobrinho, pois a Cláudia é filha de seu melhor amigo. Logo sugere que se case.
            Lucas viaja rumo à casa de sua família e conta o episódio aos pais, que ao receberem a notícia, ficam apavorados. Seu pai argumenta que ele deve arcar com as consequências, num outro momento, conforta o filho.
            Ao voltar, Lucas enfrenta a família de Cláudia. Esclarece que vão tentar o namoro e as consequências a Deus pertence. O pai, de Cláudia, seu Valter, não parece muito satisfeito com o desfecho, desejava de imediato um casório.
            O protagonista é convidado a ir numa festa com Guilherme, vacila e após decide gozar um pouco sua juventude. Na festa, Guilherme se encanta com uma garota de república e também vacila, ao transar sem usar camisinha. Fica com medo do HIV, porém faz o teste e dá negativo. Esse episódio faz Lucas refletir mais uma vez nas consequências de sua insensatez por não ter evitado, uma vez que seu colega não adquire HIV, mas adquire uma DST.
            O enredo prossegue com Lucas conversando com Guilherme sobre escolha profissional. Os dois têm indecisão em relação ao vestibular. Lucas acaba decidindo por Administração de Empresa, e Guilherme, por História.
            Lucas e Cláudia não sabem o que fazer do relacionamento, mesmo já estando no 4º mês. Sabem que os pais ficariam aliviados pela decisão de casarem. E eles?
            Lucas faz uma visita aos pais que o confortam e apoiam em relação às decisões que o filho irá tomar, seja no âmbito profissional ou pessoal.
            Ao voltar, Lucas procura Cláudia. Nesse diálogo decidem terminar o namoro. Lucas diz que o filho será bem vindo, porém, eles não devem se casar. É importante ressaltar que ambos são de acordo com o fim do relacionamento.
            O pai de Cláudia fica bravo com o desfecho e diz que quer manter longe o pai dessa criança. Lucas insiste que quer ser um pai presente.
            A história finaliza com Lucas filosofando sobre o futuro. Será que ele será um excelente administrador de empresa? O futuro a Deus pertence!

                                   


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sala de leitura