terça-feira, 5 de novembro de 2013

Olhai os lírios do campo

 
 

CAROS VISITANTES DA SALA DE LEITURA DO VICENTE RAO

LEIAM O ROMANCE “OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO”, DO ÉRICO VERÍSSIMO. NÃO EXISTE LIÇÃO DE VIDA MAIS PROFUNDA DO QUE A MENSAGEM CAPTADA ATRAVÉS DESSA LEITURA. AS CARTAS DEIXADAS POR OLÍVIA A SEU ETERNO AMADO, EUGÊNIO, FAZ COM QUE O LEITOR REFLITA, FILOSOFE SOBRE O SENTIDO REAL DA VIDA. AS PALAVRAS NESSA OBRA INDUZEM O LEITOR A AMADURECER E DIALOGAR SOBRE NOSSA MISSÃO TERRENA.

SEGUE TRECHOS DAS CARTAS QUE COMPROVAM TAIS CITAÇÕES:

(..) Estive pensando muito na fúria cega com que os homens se atiram à caça do dinheiro. É essa a causa principal dos dramas, das injustiças, da incompreensão da nossa época. Eles esquecem o que têm de mais humano e sacrificam o que a vida lhes oferece de melhor: as relações de criatura para criatura. De que serve construir arranha-céus se não há mais almas humanas para morar neles? (...)

 Trecho extraído da página 153

Quando aprendi a ti conhecer, vi em ti uma criatura que amava a vida mas não a vivia integralmente, um ser que possuía grandes qualidades humanas em potência mas que não era ainda humano. Pelo que me contaste de teu passado, senti que te haviam humilhado, que tua alma tinha sido desfigurada, torcida, violentada e que teus olhos se habituaram a olhar a vida com desconfiança e quase rancor. (...)

Trecho extraído da página 183

               Incentivo feito pela  professora Matildes

 

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sala de leitura